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2 Tipos de Banhos que irão mudar sua rotina.

10 de junho de 2018

Como um banho bem preparado pode relaxar o corpo, prevenir doenças, aliviar dores e diversos outros benefícios que melhorarão seu corpo e sua mente.

Neste artigo que fiz para você, vou te ensinar a preparar dois tipos de banho que poderão revolucionar a sua rotina diária de relaxamento e fazer isso de forma rápida e prática.

É normal após um dia exaustivo e corrido você querer tomar um banho rápido em busca de uma sensação de relaxamento, porém é comum a preguiça nos visitar e dar a falsa ideia de que um banho rápido irá economizar nosso tempo e ser uma experiência relaxante e agradável, quando na verdade um banho relaxante não precisa e nem é difícil e demorado de se preparar.

Na antiguidade banhos com ervas eram utilizados para tratar doenças, enquanto banhos com minerais eram usados para desintoxicação. Muitas culturas antigas acreditavam que o banho oferecia bom presságio e proteção.

Muitos médicos indicam o banho quente, pois ajuda a relaxar o corpo, reduzir o estresse e assim prevenir outros tipos de doenças. Tomar um banho bem preparado estimula a circulação sanguínea e acalma o sistema nervoso. O banho de imersão em banheiras também alivia dores associadas a artrite, cólicas menstruais, inflamações, hemorróidas e a fadiga muscular. E claro, o banho ajuda muito a reduzir a insônia de uma forma natural e saudável.

Na correria dos dias atuais é comum as pessoas deixarem de cuidar de si mesmas, mas com um simples banho bem preparado você poderá relaxar e acalmar a mente e o corpo. Há diferentes tipos de hidroterapia a serem realizadas como: fontes termais e banhos minerais. No entanto ter uma banheira é muito mais prático e fácil de utilizar, além de não ter que sair de casa. Invista em um pequeno santuário terapêutico na sua residência. Sua saúde e bem-estar irão te agradecer!

Se você não tem uma banheira de hidromassagem existem formas alternativas de preparar o mesmo banho com os recursos que você possui em sua casa, como uma simples ducha, uma coluna de banho ou uma elaborada cabine de banho.

Receitas Tradicionais

Bicarbonato de Sódio

Banho na Banheira:

Adicione Bicarbonato de Sódio a água da banheira para acalmar a pele irritada, aliviar coceiras e tratar problemas de pele.

Adicione Sal Epsom (Sulfato de Magnésio) para aliviar inflamações musculares, artrite e hemorróidas. Também é bom para desintoxicação e para um pós-treino.

Adicione Aveia para hidratar a pele aliviar coceiras e inflamações. Como utilizar: adicione uma xícara de aveia moída diretamente na água ou utilize um saquinho com grãos inteiros. A aveia alivia também coceira causada pela planta hera venenosa.

Banho em Ducha:

Utilize um pedaço de tule/tecido/meia fina para colocar bicarbonato de sódio/Sal Epsom/Aveia, amarre com uma linha ou uma fita, em seguida, amarre ao topo da ducha de forma que a água passe pelo filtro de café, fazendo uma touquinha. Assim, quando você ligar o chuveiro a água vai passar primeiro pelo bicarbonato ou o que você preferir usar para depois cair em você.

Receitas Essenciais

Banho na Banheira:

Sais de Banho

Sais de Banho: os sais de banho adicionados à água do banho ajudam na cicatrização para qualquer tipo de pele.

Aromaterapia (óleos essenciais):

“É uma ótima maneira de acalmar a mente e potencializar o benefício terapêutico de um banho. Esse é um dos métodos mais eficientes de relaxamento, o óleo atua por penetração na pele e por inalação o que produz mudanças no estado de espírito, atuando no sistema respiratório e permitindo que entre na corrente sanguínea”

Sâmia Maluf, aromaterapeuta.
Ela indica utilizar 5 gotas do óleo essencial escolhido na banheira – vejas as opções e funções de cada óleo no final do post.

Banho na Ducha:

Sais de Banho: Utilize um pedaço de tule/tecido/meia fina para colocar os sais de banho, amarre com uma linha ou fita, amarre ao topo da ducha para que, a água passar antes pelos sais e depois por você.

Aromaterapia: Dilua o óleo essencial em água; 30 a 40 ml de óleo essencial em 1 L de água, aguarde após o banho e despeje do pescoço para baixo ou da cintura para baixo (não há necessidade de enxaguar a cabeça) faça uma automassagem em movimentos circulares para potencializar o efeito do óleo.

Abaixo seguem algumas opções de óleos e sua funcionalidade:

Bergamota = alívio do estresse e ansiedade, além do alívio de algumas infecções de pele.

Camomila = calmante, antisséptico, alívio da depressão e ótimo para bom-humor.

Eucalipto = alívio de problemas respiratórios, dores de cabeça e febres.

Jasmin = redução da tensão e estresse.

Lavanda = calmante e desestressante, forte antidepressivo.

Limão = ajuda na digestão, concentração e sintomas acne.

Melaleuca = cicatrizante de queimaduras e cortes, antissépticos e ajuda a manter a mente alerta.

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