Design de Interiores

Diferenças entre Spas x Banheiras

1 de junho de 2018

Confira as diferenças entre banheiras de hidromassagem e SPAS e saiba diferenciar uma da outra.

1) Quais são as principais diferenças entre banheira e spa?            

Tanto a Spa como a banheira possuem os benefícios da hidroterapia e na Pretty Jet saem de fábrica preparadas para receber o sistema de automação da sua residência.

SPA: Área Externa

A Spa é usalmente instalada em áreas externas, tais como: varandas, ao lado de piscinas, coberturas, jardins, terraços, etc . São peças grandes e podem ser usadas por até 10 pessoas. O principal objetivo das Spas, é para ficar em área de lazer para o convívio da família e amigos.

As Spas possuem aquecedor e um sistema de filtragem e tratamento de água, que a mantém sempre limpa e na temperatura ideal para utilização, não exigindo a sua troca a cada uso. Recomenda-se a troca de água a cada 90 a 120 dias.

Banheira: Área Interna

Já Banheira é para ser usada em uma área íntima da residência, como: suítes, salas de banho, etc. Permitem criar ambientes mais aconchegantes. São peças menores e podem ser usadas por uma ou duas pessoas. A água é trocada a cada banho e pode entrar nela já aquecida.

 

2) De que materiais podem ser feitas? Variam entre banheira e spa?

O mais apropriado é o acrílico sanitário, para banheiras e Spas.

É um material nobre, alta durabilidade e fácil manutenção. As SPAS da Pretty Jet são fabricadas em acrílico sanitário Lucite, um dos melhores do mundo. Brilho igual a porcelana e louça sanitária. Resistente a ação do tempo e raios solares. Próprio para áreas externas.

Por não ser poroso somente o acrílico sanitário pode ficar com água por muito tempo e é fácil de limpar.

Todas possuem piso antiderrapante.

A garantia para banheiras , uso interno, é de 15 anos no brilho da superfície e para as spas de 5 anos com uso da capa térmica.

 

3) Como deve ser a instalação destas estruturas?

Para instalar uma spa ou uma banheira de hidromassagem é importante seguir o manual de instalação e preparar o local de acordo com as recomendações tanto hidráulica, elétrica e alvenaria.

Após a perfeita conexões dos pontos , o acionamento é no próprio produto.

Importante ter um profissional habilitado (autorizado) para fazer a instalação e o suporte de um eletricista.

Modelos com alguns opcionais permitem levar o produto com a mudança da residência.

Como facilitadores de instalação, alguns produtos já vêm com estrutura reforçada e de sustentação, dispensando alvenaria.

Instalações de SPAS mais comuns:

SPA Embutida

SPA Semi-Embutida

SPA Sobre-o-Piso

Para as instalações do tipo embutido ou semi-embutido é necessário (recomendado) um alçapão (ou porta de acesso) de no mínimo 80 x 80 cm e um espaço livre entre as paredes já acabadas de 60 cm (mínimo)

 

4) Há diferenças na parte hidráulica entre banheiras e spas?

Todas possuem o mesmo sistema hidráulico e o conceito da hidromassagem, o que diferencia é a quantidade de jatos que existem em cada modelo.

Há banheiras com 52 jatos e Spas com 170.

Nas banheiras, como a cada banho é necessário a troca de água, o mais importante é que tenha o sistema auto-drenante, que é a garantia da higiene do próximo banho.

O que é o sistema auto-drenante? Nas banheiras da Pretty Jet a motobomba é estrategicamente instalada em desnível com a sucção e toda a tubulação através de presilhas para garantirem a eliminação total da água do banho anterior. Ao abrir o ralo, toda a água da tubulação é drenada.

 

5) O que deve ser evitado na hora da instalação?

Evitar de NÃO seguir rigorosamente nas informações do manual de instalação, tais como: bitola de fios e disjuntores na parte elétrica, pontos de entrada de água, deságue etc.

Não preparar um circuito elétrico exclusivo para a  alimentação.

Entregar a instalação para pessoas não capacitadas ou curiosos.

Dificultar ou impedir o acesso para manutenção dos equipamentos.

Evitar que o cimento ou entulho danifiquem ou cubram a  parte hidráulica e elétrica dos equipamentos.

Evitar que as bordas das banheiras/spas fiquem suspensas, garantindo o apoio total nas muretas de sustentação e apoio na base.

A borda nunca deve suportar todo o peso da banheira ou spa.

 

6) O espaço tem que ter um tamanho mínimo para receber estas estruturas?

Sim, nas banheiras poucos centímetros  a mais do tamanho original e espaço livre na frente da abertura para a manutenção da motobomba e equipamentos. Manter uma distância mínima livre de 60 cm para este acesso.

Nas spas é necessário uma área de 60 cm em toda volta para acesso de manutenção aos equipamentos.

Caso ela tenha o revestimento térmico de madeira requer poucos centímetros a mais de seu tamanho e  obrigatoriamente um espaço livre para acesso às portas de manutenção.

 

7) Como é a manutenção destes equipamentos?

Banheiras:

Manutenção de limpeza do acrílico muito simples com uma esponja macia e sabão neutro. Para limpeza da tubulação, encher a banheira com água aquecida e utilizar os produtos que fazem parte do Kit Ecologic (Remove, Clarificante e Bactericida – disponível para compra em lojas autorizadas pelo Brasil). Clique neste link para ver o passo-a-passo de como utilizar o Kit Ecologic em banheiras.

Spas:

Manter uma capa térmica para proteção das intempéries, manter a temperatura da água, conservar o brilho do acrílico e evitar a entrada de sujeiras.

Para o tratamento da água, utilizar os produtos do Kit Ecologic da Pretty Jet que deixam a água sempre pura e própria para o banho e por não utilizar cloro, não irrita a pele, olhos e cabelos. Utiliza-se a cada 15 dias dependendo da frequência de uso da sua SPA. Manter o filtro sempre limpo.

Sem comentários

    Deixe uma resposta